sobre


EM CENA: A FORMAÇÃO


O projeto Cena Aberta Formação é fruto do décimo segundo edital lançado pela Casa da Ribeira e é patrocinado pelo Governo do RN e COSERN, através da Lei Câmara Cascudo. A manutenção deste formato de democratização do acesso aos recursos tem sido uma grande aposta da Casa em 11 anos de funcionamento. Acreditamos em programas continuados de fomento e acesso à arte como prazer.

A necessidade deste edital de formação para artistas surge de uma constatação ao avaliar os últimos cinco anos de produção teatral no RN. Temos visto alguns poucos grupos continuarem seus trabalhos de pesquisa e montagem, crescendo e ganhando projeção até em outros estados brasileiros, no entanto percebemos que a maioria dos grupos e artistas vem descontinuando seus trabalhos em consequência, talvez, da ausência de espaços de formação, fruição e fomento para as montagens no RN.

Esta descontinuidade de produção tem afetado diretamente a formação de públicos, sobretudo em Natal, onde vemos um afastamento dos frequentadores de teatro e o desconhecimento dos processos que envolvem o fazer teatral. Sem conhecer o teatro, o público jamais vai gostar.

Desta forma, o edital Cena Aberta Formação inicia um processo que atua nesta lacuna entre artistas e públicos, facilitando a formação de cinco atores selecionados via edital público e por etapas de seleção com oficinas, gerando trabalho para mais de 20 profissionais das artes cênicas. Durante 4 meses estes profissionais irão montar um espetáculo de teatro voltado para todos os públicos, com foco especial nas crianças e jovens que têm pouco acesso aos espetáculos de teatro. 

BLOG

Para quebrar o paradigma de que o indivíduo veio ao mundo com o dom de ser ator/atriz, o público poderá acompanhar de perto os processos criativos que envolvem uma montagem teatral, através deste blog, que revelará todos os bastidores desta montagem, através da opinião dos atores em formação, da equipe de profissionais e da Casa da Ribeira. O desejo é que as pessoas possam ver que não há segredos mágicos e nem produtos instantâneos. O teatro é um ofício e como tal requer trabalho.

EDITAL CENABERTA FORMAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário