segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MURAL PREENCHIDO PELOS ATORES CONTRIBUIRÁ NA MONTAGEM DO ESPETÁCULO

Próximo de completar um mês de atividades, o projeto Cena Aberta Formação, patrocinado pela Cosern e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, continua a todo gás. Diariamente, durante  quatro horas, Marina, Hugo, Glacyane, Jociel e Luana são acompanhados pelo diretor Henrique Fontes e sua equipe formada por uns dos melhores profissionais da cidade.

Nos últimos dias os 05 atores têm trabalhado a concentração, preparação corporal e física, e o trabalho em grupo. O resultado desse trabalho diário está sendo compilado pelos próprios atores, que estão criando um mural, espécie de brain storm, com sete categorias para montar o espetáculo. 

Mural preenchido pelos atores vai contribuir na montagem do espetáculo
Ideias sobre personagem, ações e gestos, diálogos e falas, situações, figurino, cenário e sonoplastia, estão sendo compiladas neste mural, que também faz parte da formação dos atores, ativa a imaginação e a criação. Além disso, um diário de bordo pessoal está sendo escrito por cada ator.



Henrique e a assistente Quitéria Kelly trabalham a montagem de uma cena sobre o Bem e o Mal. Os atores já estão sendo acompanhados por Heliana Pinheiro, responsável pela preparação vocal. A dramaturga Clotilde Tavares também estará presente com o grupo para trabalhar a Jornada do Herói, a partir dessa semana.


O espetáculo com temática infantil será lançado no mês de março, em meio às comemorações dos 12 anos da Casa da Ribeira. A peça será apresentada para crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OS ESTÍMULOS SONOROS...

A música influencia diretamente no desenvolvimento no ritmo e no pulso e podem servi como suporte para o movimento,trabalhar com a música pode enriquecer a produção; Na esfera da intensidade, refere-se á energia,á força e ao volume dos sons da música e á energia dos movimentos,bem como a sua dinâmica... dessa forma observamos que os sons promovem respostas musculares quase instintivas,a utilização de músicas instrumentais,pesquisas de outras sonoridades,busca de conhecimento na área da música,essas e outras ações trariam "novos ares" para todos nós.


Como diz a Marina Chuva. "A ficha caiu.E não para de cair dia após dia"


Hugo Koalla . 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia a dia.

Como qualquer ser humano, "tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu".
Dias em que o vazio lírico dá lugar à um vazio insuportável.
Como em qualquer trabalho, há dias que a gente acha que não vai render nada.
A maior vontade criativa é a de parar no tempo.
Como se é de costume, seguimos com os compromissos.

O primeiro suspiro do dia diz:  Ai, coragem!
E a coisa começa, a voz dela comanda, a gente obedece.
Dos detalhes, esquece!
Só queria dizer que, pra mim, o termo preparação corporal não cabe, é pouco.
Vivo transformação, transmutação, revitalização geral, integral, linfática, tudo.
Obrigada, Cláudia, pelo seu poderoso "toque de despertador".

E o dia continua, mais um, e tão outro...
Bom dia.

Marina





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PROJETO INICIA TERCEIRA SEMANA

Atores se preparam para a próxima fase com processo de criação de textos

Com patrocínio da Cosern e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto Cena Aberta Formação entra para a terceira semana de atividades. Nos últimos 10 dias, os cinco atores foram conduzidos por Henrique Fontes, diretor, com trabalhos de formação de grupo, jogos pelo espaço, construção de repertório coletivo e intensa preparação física.

Foco e conexão foram as duas palavras que definem, segundo Henrique Fontes, os primeiros dias de aulas do Cena Aberta Formação. Além de trabalhos corporais, aliados à criação de um teatro livre, a turma teve a oportunidade de aprofundar alguns conceitos, a partir da leitura de textos do diretor britânico Peter Brook.

“Percebo eles mais atentos e ja descobrindo as dificuldades individuais que terão que ultrapassar nesta montagem. Lemos "A Porta Aberta" de Peter Brook que é um livro que reli pela sétima vez, mas continuo me surpreendendo com o poder de síntese de Brook em relação ao processo e à busca da forma no teatro. Não há segredos, só muito trabalho", enfatizou Henrique.

Durante essa semana, Glacyane, Marina, Luana, Jociel e Hugo, iniciam o levantamento de material para criação do texto, e a partir do dia 27 de novembro serão acompanhados pela dramaturga Clotilde Tavares, que vai apresentar seu trabalho de criação sobre a Jornada do Herói para os atores.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CAIU.


Caiu. A ficha caiu. E não páram de cair dia após dia.
Após duas semanas, me sinto diferente dentro do processo de formação teatral.
Toda a gratidão que me preenchia ainda está, mas abre espaço para outro sentimento, uma espécie de determinação ativa e incansável que se descobre e revela a todo instante.
O corpo cansa, quebra, dói, e se auto-desenha com ronchas esverdeadas. 
Fiquei tonta, fraca, feliz, eufórica, cansada, morta... morri.
E tento morrer a cada dia, para nascer diferente. 
Assim como estou dormindo mais, para estar mais desperta.
Ao renascer não sou tão nova assim, mas há sempre algo novo.
Às vezes nem é inédito, é algo velho e esquecido, pescado de dentro ou fora de mim.
Um mergulho consciente no que se escondeu em si, uma passagem pelo passado.
E não é passado pelo que já passou, mas um passado pelo que se é. 
Um passado então, pelo presente.
E que presente! 
Grande presente esta oportunidade, grande presente o momento presente.
O presente que é vazio, e a mesmo tempo tão cheio. 
Cheio de vazio, de energia sem forma, apenas cheio de vida.
Cheiro de vida... da força criadora que tudo transforma.
Apanho as fichas caídas e aposto todas elas. 
No vazio.

Marina 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FOCO E CONEXÃO



Foto da peça "Fragments" de Beckett, encenada por Peter Brook

Acredito que estas duas palavras - foco e conexão - guiaram os 9 primeiros dias de trabalho do Cena Aberta Formação. Foram duas semanas inteiras de trabalhos de formação de grupo, jogos pelo espaço, construção de repertório coletivo e muita ralação física. Percebo eles mais atentos e ja descobrindo as dificuldades individuais que terão que ultrapassar nesta montagem. Lemos "A Porta Aberta" de Peter Brook que é um livro que reli pela 7a vez, mas continuo me surpreendendo com o poder de síntese de Brook em relação ao processo e à busca da forma no teatro. Não há segredos, só muito trabalho.


Acredito que Glacyane, Marina, Luana, Jociel e Hugo se dedicaram muito e estão na busca da criação de forma mais livre e, ao mesmo tempo, conectada e focada.

Eu já me habituei com a carga diária de trabalho e, acho que eles também, vamos agora para a próxima fase que é o levantamento de material para a criação do texto. Quero ter muitas cenas para mostrar à dramaturga Clotilde Tavares no dia 27 para que ela possa transformar e continuar seu trabalho de criação sobre a Jornada do Herói.

Continuemos na busca do teatro vivo!

Henrique Fontes

VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS























Momento ÓTIMO onde pude fazer novas amizades !!!!

Dividir Experiências


*Postado por Jociel Luis

terça-feira, 13 de novembro de 2012

FORMAÇÃO PARA A VIDA

Bate-papo: diretores da Casa da Ribeira conversam sobre as impressões e expectativas dos atores em formação

Hugo, Marina, Glacyane, Luana e Jociel. Esse é o time selecionado pelo Edital Cena Aberta Formação, que tem patrocínio do Governo do RN e Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. Os 5 atores iniciaram ontem a segunda semana de atividades de formação e montagem de espetáculo que estreia em março, em meio as comemorações do aniversário da Casa da Ribeira.

Na manhã desta segunda-feira, 12, após a aula que acontece de segunda à sexta, das 9h às 13h, os atores se reuniram com os diretores da Casa da Ribeira para uma conversa informal, aonde cada um pode se apresentar e falar um pouco sobre sua trajetória de vida e profissional. Na ocasião o contrato para a montagem do espetáculo foi lido em coletivo.

Quase como um consenso, os atores têm o Cena Aberta Formação como uma fase importante para o amadurecimento e enriquecimento profissional e pessoal. Eles viram no edital uma oportunidade de iniciação teatral, de treinar a disciplina, buscando encarar o teatro como uma atividade profissional como qualquer outra.
Para Gustavo Wanderley, diretor de projetos da Casa da Ribeira e coordenador do Cena Aberta Formação, esse processo de iniciação teatral vai muito além da montagem de um espetáculo.

"As pessoas acreditam que fazer teatro é algo simples, que é um dom. Mas não é bem assim. É uma profissão como qualquer outra, que demanda disciplina, concentração, criação. Acreditamos que esse processo vai transcender o tempo do edital. Além de formar novos profissionais, irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento de cidadãos críticos. Será uma formação para a vida", afirmou Gustavo.

Nos próximos dias o público poderá acompanhar as curiosidades, aflições e desabafos sobre este processo de formação. Será como um diário de bordo online dos atores, através de postagens no blog www.cenabertaformacao.blogspot.com. As atividades do Edital Cena Aberta Formação seguem até março de 2013, quando acontecerá a estreia de um espetáculo infantil, resultado de 4 meses de atividades.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EDITAL CENABERTA FORMAÇÃO DIVULGA ATORES SELECIONADOS

Foto: Joanisa Prates
Ensaios iniciam amanhã e público poderá acompanhar processo de criação através de um blog


A Casa da Ribeira tem a alegria de divulgar os 05 atores selecionados para a montagem de um espetáculo infantil, através do edital Cena Aberta Formação, patrocinado pelo Governo do RN e COSERN, através da Lei Câmara Cascudo.


Nas duas últimas semanas, os candidatos tiveram oficinas intensivas e simulações sobre o processo de montagem com aulas de corpo, voz e criação de cenas. O processo teve a curadoria de Henrique Fontes, Quitéria Kelly e Wanie Rose. Segundo Henrique Fontes, diretor da montagem e um dos curadores das oficinas, a qualidade dos candidatos foi excelente, o que deixou a disputa acirrada.

“A gente ficou muito feliz com a qualidade dos inscritos e por isso foi uma seleção muito dificil. Houve muita entrega e comprometimento de todos os atores. Para os que não foram contemplados, desejo encontrá-los muito em breve nas atividades da Casa da Ribeira, ou em um próximo processo de montagem", comentou Henrique.

Os ensaios já iniciam neste terça-feira, 06, e seguem até 21 de dezembro, das 9h às 13h, reiniciando dia 07 de janeiro de 2013, após o recesso de fim de ano. 

LANÇAMENTO DO BLOG FORMAÇÃO
Para quebrar o paradigma de que o indivíduo veio ao mundo com o dom de ser ator/atriz, o público poderá acompanhar de perto os processos criativos que envolvem uma montagem teatral, através do blog CENABERTA FORMAÇÃO, que entra no ar hoje e revelará todos os bastidores desta montagem, através da opinião dos atores em formação, da equipe de profissionais e da Casa da Ribeira. O desejo é que as pessoas possam ver que não há segredos mágicos e nem produtos instantâneos. O teatro é um ofício e como tal requer trabalho.

Confira os nomes dos 05 atores contemplados: 
  • Glacyane Martins Viturino Bezerra 
  • Hugo Ferreira Santos 
  • Jociel Luis de Oliveira 
  • Luana Vencerlau 
  • Marina Ataide Braga